Viver o Advento com D. Manuel Mendes – Apresentação

O Advento é o tempo que prepara o mistério do Seu nascimento, é o tempo que a Igreja nos concede para nos prepararmos para Aquele que nos mostrará o rosto de Deus. E não há melhor forma para nos prepararmos para uma pessoa do que preparar com uma pessoa. Desta forma, queremos deixar-vos uma proposta de retiro pessoal de Advento, com Maria, percorrendo a partir do Servo de Deus Manuel Mendes da Conceição Santos, Presbítero do Patriarcado de Lisboa, Vice Reitor do Seminário da Guarda e governador da mesma diocese, aquando da implantação da República, Bispo de Portalegre e Arcebispo de Évora.

A sua vida é, para todos nós, exemplo de uma humildade extrema em todas as situações e de uma paciência quase inalterável, principalmente quando tinha de corrigir alguém, esperando a ocasião em que estivessem mais recetivos. Profundamente humano nas suas atitudes, compreendia as fragilidades dos outros, tornando-se, pela forma simples como vivia, modelo vivo e argumento convincente da virtude da obediência. Grande missionário, sem regatear tempo ou saúde, a todos os recantos da sua querida Arquidiocese levou Jesus Cristo e a Sua Pessoa e, erudito nas palavras, levou a Portugal inteiro a defesa da fé e da Igreja até onde os seus limites podiam e a necessidade o levava. A sua fé na providência divina e confiança em Maria Santíssima levaram-no a atravessar o caminho que dista entre o “não queremos este homem a governar-nos” (11 de fevereiro de 1921) até “morreu-nos um santo, morreu-nos um pai” (31 de março de 1955).

Tudo isto se tornou possível porque a sua vida estava fortemente enraizada numa oração intensa e profundamente eucarística, tomando Maria por sua querida Madrinha, São José por seu grande colaborador na administração, Santa Teresa de Lisieux, modelo da sua espiritualidade e São Luiz de Gonzaga, modelo da pureza sacerdotal.

As duas frases orientadoras da sua espiritualidade e da sua total confiança na Soberana Vontade de Deus são: “Coragem e Confiança” e “Minha Mãe, confiança minha”.

Este “retiro” é feito a partir do livro Advento com Dom Manuel Mendes da Conceição Santos, publicado pela Postulação da Causa de Beatificação do Servo de Deus Dom Manuel Mendes e que poderá adquirir nas Livrarias Canção Nova, nos Serviços Diocesanos da Pastoral e em algumas livrarias diocesanas.

Poderá viver este retiro de cerca de 10 minutos diários, todos os dias, com a companhia do vice-postulador da Causa, Padre Ricardo Lameira, através da Rádio Elvas, às 09h00, com repetição às 18h15 e da TV Canção Nova, às 19h00, após a recitação do Terço, em direto da Capelinha das Aparições.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
Shopping Basket